Os pratos chilenos são do tipo “Parece, mas não é ”. Entre paltas y marraquetas, eu comento, hoje, um pouco da surpreendente cozinha chilena, começando pelo café-da-manhã.
Não julgue nada pela aparência. Essa é a premissa para quem deseja provar a comida chilena sem medo de ser feliz. Sem muitas variadas com a culinária brasileira, em uma semana você pode conhecer todos os pratos típicos do Chile. Então, não vamos perder tempo.
Palta
Desayuno
O dia no Chile começa com um belo pão com manteiga, patê, mermelada (geleia), ovo frito ou claro, com palta. Até que existe o presunto e queijo, mas são bem carinhos. A hallulla e a marraqueta (pan batido, pan francés) são os pães mais comuns. No país, não existe a padaria do jeito que a conhecemos. Para comprar seu café da manhã, só em mercearias ou em supermercados. Em Santiago, o mais parecido à padaria brasileira é a rede Castaño, presente em qualquer esquina ou metrô da cidade. Para beber, vale um café ou leite com chocolate em pó. No inverno, é normal tomar uma agüita, que é como eles chamam o chá (té, no espanhol normal).
Outra coisa comum no café-da-manhã é o queque, que nada mais é do que o nosso bolo. E atenção! O outro nome para bolo em espanhol é pastel. Então, se vir uma Pastelería, já sabe ;D . Já para bolos de festa, o nome é torta.
Em geral, os hostales e hotéis oferecem o desayuno. Mas caso queira comer fora, uma dica é a franquia Fontarella. A padaria se encontra em diversas partes da cidade. Por via das dúvidas, deixo alguns endereços abaixo:
Casa Matriz: Rua Santa Elisa, 210, La Cisterna.
San Pablo: Rua Almirante Barroso, 810 – 814. Tel: 7842368
E para quem não sabe, a rede norte-americana Starbucks está presente em Santiago. Lá você pode tomar capuccinos, cafés, usar seu notebook e se sentir como em um filme de Hollywood. ;D
No próximo post: o almoço no Chile e onde saborear os pratos típicos da mesa chilena.
Até!