Após 35 anos, o Chile volta a sofrer com um terremoto que atingiu os quatro cantos do país e matou cerca de 200 pessoas.
Sim, isso está acontecendo de fato. Por volta das 3 horas e 30 minutos da madrugada de hoje, estávamos eu e um grupo de brasileiros e chilenos em uma festa dentro do albergue em que vivo. Estávamos nos divertindo quando sentimemos o começo do tremor e achamos que não fosse nada. Mas ele ficou mais forte, sentimos o chão balançando e uma confusão na rua. A energia acabou e os celulares e a Internet idem. Corremos todos para a rua e pasmem: ela estava se movendo como se um gigante estivesse a sacudindo com a mão. As pessoas se juntavam na rua e algumas choravam, os alarmes dos carros disparavam e eu realmente fiquei sem entender o que estava acontecendo. Até que os chilenos que estavam conosco nos aconselharam a ir até a praça mais próxima porque o que estava acontecendo era um terremoto e que poderiam haver "réplicas", ou seja, tremores menores, mas não menos perigosos.
A rua de onde estou vivendo, no Bairro Patrimonial de Santiago e alguns destroços.
Bom, quando o sinal de rádio voltou é que tivemos noção da gravidade do acontecido. O país tinha acabado de sofrer um terremoto de 8.8 na escala Hichter, sendo que o último foi aconteceu em 1985 e atingiu 7.8 da mesma escala. O mais forte da história foi em 1960, atingiu 9.5 na escala e aconteceu aqui mesmo no Chile, em Valdívia. A luz voltou cerca de 4 horas depois e se sente movimentos de tempo em tempo. Com a claridade, pode-se ver o estrago da noite. Estou alojada em um bairro de casas mui antigas, assim que aqui os danos foram maiores, como vocês podem ver nas fotos.
As casas mais antigas foram as que mais sofreram com o terremoto.
O epicentro foi a mais ou menos 400 quilômetros de Santiago, na região de Maule. A qualquer momento pode ocorrer outro terremoto e estamos todos bem e atentos aos movimentos mais fortes. Até o momento são 147 mortos, em Santiago foram três mortos, de infarto. As pessoas só falam disso nas ruas e na imprensa. Caíram pontes em todo país, as estradas estão péssimas, o aeroporto internacional fechado e em Santiago o comércio quase não abriu e os metrôs não estão funcionando, há gente desabrigada e muitos na rua, sem coragem de voltar às suas residências. Muita emoção para uma semana só, não?
Casa com danos após os tremores.
Marcela Ferraz Viana
que Deus ilumine.. a vc e a todos que estão sofrendo direta/indiretamente com essa catástrofe!
ResponderExcluirJa arrumou uma lanterna? garrafinhas de agua ..como voce disse acima vai haver "replicas" ou "after shocks"..esteja preparada. Vivo em uma regiao de terremotos tambem e tentamos estar sempre preparados.
ResponderExcluirse cuide.
Marcela do céu... fiquei louca de preocupação c vc!!! qdo descobri do terremoto!!
ResponderExcluirGte, mas que grande azar... mas está tudo bem então, né??? (tudo bem entre aspas...)
boa sorte, moça. se cuida, tá?? volte inteira pra nós... BJO
Marcelinhaaaaaaaaaaa... c/o q ce tá menina? e esse terremoto heim? eu nem tava sabendo disso pq (por incrivel q pareça, eu não entro na net faz 2 dias hihihi)mas espero q esteja td bem contigo!
ResponderExcluirmenina, o seu post tá hilário, e deixa eu te falar: para uma estudante de jornalismo do 4ª periodo e que senta no fundao da sala (c/o eu hihihi) cê ta uma autentica correspondente internacional- GENTE CHIQUEE
Agora falando serio: boa sorte pra vc e q td corra da melhor forma! bjssssss
Marcela... que q ta acontecendo aaee. antes era so festa e burocracciaaa e agora vc me vive TERREMOTO????? como assim.. pelo menos conhecendo de tudo possivel na vidaaaa...
ResponderExcluirAff maria.. to lendo o trem e to com uma vontade loca de falar com vc.. falar mesmo e nao pela net..
MAS VC TA BEM MESMO NE?? tudo balancando e vc la "aloca?"
Que Medo!!!
Bjaummmmsss Sodddadess...
Ate Mais Marcela CNN Español ^^
Di!
tas bien vos?
ResponderExcluirte quiero.
bchos....
Oi Marcela,
ResponderExcluirQue bom saber que está "td bem" com vc!
Concordo com todos que disseram que vc está igual a uma correspondente! Apesar dos problemas e do susto pelo qual vc passou, conseguiu escrever um ótimo texto, rico em informações!
Grande experiência jornalistica!
Se cuide e tome as devidas precauções! bjos e fique com Deus
Ofereci o culto de hoje a voce e todos os chileonos que passam por esta prova.
ResponderExcluirMais uma vez, venho te alertar dos seus compromissos.Seja sempre boa e solidária com todos nesta situação. Te cuida com os ensinamentos do Cristo e te fortaleça no mesmo.
Beijos e fique com Deus.
Oi Marcela,
ResponderExcluirAqui é a Maria Eugênia, a menina carioca! hehe
Fico feliz em saber que vocês estao bem.
Que susto passamos! Agora vamos ter muitas histórias para contar no Brasil. Beijos!
Adorei seu blog...
ResponderExcluirVc escreve muito bem e fica muito gostoso de ler as novidades. Paz e alegria...
Bjo, sucesso.
Fátima Petri(amiga da Leo do Cárita)
Oi Marcela!
ResponderExcluirQue bom que você está a salvo!
Espero que esse fenômeno não se repita, para você continuar aproveitando a viagem...
Ah!Estou a-do-ran-do seu blog!
Bjinhos
Oi Marcela tdo bem??
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho,que Deus te ilumine sempre.
bjo
Saudades de vc...
Oi Marcela, como você está por aí? Espero que bem.
ResponderExcluirAcabo de ver sua entrevista no MGTV. Aproveite bastante e força!!!
Beijos!
Fina demais no Jornal Hoje!
ResponderExcluirAss.: Rebeca