domingo, 4 de setembro de 2011

Una vez más: ¡Fuerza Chile!

Quando o Chile se recupera de um tombo, lá vem outro e para abalar as estruturas. Mas ele segue firme e forte.

Olá, pessoal. Sei que há meses eu não posto, mas acho que os últimos acontecimentos no Chile merecem destaque aqui no blog.

O primeiro, mais recente, é o acidente de avião na ilha chilena, Juan Fernández, no oceano Pacífico. O voo levava o carismático apresentador da Televisión Nacional de Chile - TVN, Felipe Camiroaga. Ele e sua equipe viajavam para a ilha com o objetivo de mostrar como estava sendo a reconstrução do local, após o famigerado terremoto de fevereiro de 2010. Além deles, estavam presentes os integrantes do Conselho de Cultura do país e os membros do projeto Desafio Levantemos Chile, incluindo o presidente Felipe Cubillos. Até agora, corpos de 4 pessoas foram encontrados, mas segundo especialistas, não há chance de encontrar sobreviventes.

Camiroaga, morto no acidente de avião em Juan Fernández, em vídeo no qual apoiava os protestos a favor da melhoria na educação do Chile.

Por curiosidade, o acidente aéreo no Chile com o maior número de mortos aconteceu em 1965. Um avião DC-68 da Lan Chile caiu alguns minutos após ter decolado, próximo a pré-cordilheira. A causa foram os fortes ventos e o saldo foi de 88 mortos =( .

O que me chama a atenção em todos esses recentes acontecimentos no Chile – terremoto, os 33 mineiros, o vulcão Puyehue*, as manifestações estudantis por melhor qualidade na educação etc, é a união das pessoas. Como os chilenos são solidários com seus compatriotas! O país está totalmente mobilizado a respeito do acidente na ilha e a única coisa que se fala na mídia é sobre isso. Como o foi na época do terremoto. 

“Pura gente buena
de las que mas se necesitan en Chile 
y en el mundo.”  
Maurício Sepúlveda, um amigo chileno, a respeito das vítimas do acidente em Juan Fernández

E a mobilização vai além do apoio moral. Em julho e agosto deste ano, os estudantes chilenos saíram às ruas para pedir melhoria na qualidade da educação no país. Lá, o ensino superior, por exemplo, é pago. Até mesmo nas universidades públicas existe uma mensalidade que impede que muita gente deixe de estudar. Os protestos que dada à violência, dividiram opiniões entre os chilenos, merecem destaque até no Jornal Nacional.


Chile... Sempre surpreendente.

18 de agosto. O dia em que nevou em Santiago.

Uandes e as cordilheiras no fundo - Tudo Branco.

Para terminar o post surpresa de hoje, eu lhes envio algumas fotos, tirada recentemente por minhas amigas chilenas, Constanza Egaña e Consuelo Aranda. Isso é na parte alta de Santiago e onde eu estudava. Nevou, gente! Eu não tive a oportunidade de ver nevando quando morei lá, então me restou ficar babando nessas imagens.

É isso!

Fuerza Chile!

E abraço a todos!


* O vulcão chileno Puyehue me deu muita dor de cabeça, mas essa história eu conto depois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Blog? Quer mais dicas para conhecer o Chile? Eri un chileno y te ha gustado - o no lo - que escribí? Deixe sua opnião!