terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Carnaval chileno y Café con Piernas

O Carnaval nosso teminou, mas o chileno começou ontem e se chama Festival de Viña.

Olá, gente. Enquanto não compro meu netbook aqui no Chile, dependo da boa vontade de computadores alehios para postar, por isso não postei ontem. Mas então, a cidade tá tpo Belo Horizonte em vésperas de Carnaval, meio vazia. Bem que eu percebi uma calmaria por aqui e imaginei: "Vou me mudar para aqui, não é possível que a terceira maior cidade da América do Sul seja tão tranquila assim". Que nada! A galera não só da capital, mas do país em geral zarpa para Viña del Mar, uma cidade litorânea cujas praias são frias em qualquer época, porém fica quente com a festança proporcionada pelo festival. Na TV só se fala de lá. Agora mesmo acabei de ver uma reportagem com uma brasileira muito conhecida aqui, ela é dançarina do Axé Bahia, banda que toca e dança o mesmo ritmo, e que fez muitoooo sucesso no Chile, assim como um outro chamado Porto Seguro. Mas a matéria foi sobre se as pessoas ainda se lebram do axé, e não é que a criançada não só lembra como requebra uns passinhos também? Enfim, deixemos para lá Viña e falemos do meu dia ontem.

Angélica e eu numa loja muito fofa (e cara ¬¬) do centro, chamada "Bordel".

Lembrem-se daquela manhã fria de inverno em BH, Pois é, ontem de manhã fez esse frio... Gelei pensando: "Mas ainda estamos no verão, meu Deus, o que será que me espera?". Pero logo se esquentou um pouco. Fomos, eu, Angélica, a gaúcha e a paulista Marília sair por aí. Caminhamos a pé do bairro que vivemos, no centro, que se chama bairro Patrimonial (creio que por conservar casas e ruas de tempos mui longínquos) até... vários lgares. Fomos à Catedral de Santiago primeiro, na Praça de Armas da cidade. Não me chamou muita atenção porque para mim, que sou mineira, ela é bem parecida com as igrejas das cidades históricas.

 A Catedral de Santiago refletida em moderno edificio da capital. Aqui tem sempre essa mistura contrastante na arquitetura.

Foto especial para minha mãe e minhas tias: a padroeira do Chile, Nossa Senhora de Carmem

Passamos em frente a um "Café con piernas", que é super comum em Santiago e seriam meras cafeterias, não fosse pelo detalhe que as garçonetes nos atendem em micro roupas e biquínis. Eu, por mim não entrava, estava morta de vergonha, mas a Marília insistiu e meu faro jornalístico falou mais alto e entramos. Foi bem tranquilo, elas foram simpáticas. Não consumimos nada, só o tempo delas pedindo para tirar foto com a gente. Elas aceitaram e fomos embora! Ufa!

No Café con Piernas: Marília, a garçonete e eu.

Depois fomos comer em um lugar que aqui eu chamaria de "boteco copo sujo". Fica dentro do Mercado Central e se chama "Karlita". O aspecto do lugar não é bem apetitivo, há nuvens de moscas no teto e as garçonetes te entregam os copos, talheres e tal todos molhados, com um pano de prato pendurado no ombro! Hum, que nojinho!!! Mas... a comida é muito boa, e os pratos que incluem uma carne (ou melhor, frango e pescados, muito pescados) saem baratinho e são muito bons! Mesmo empaturradas de peixe, fomos ver lojas no centro, comprar óculos (eu não comprei, mas fiquei tentada, os de camelô custam uns R$7 e são iguaizinhos aos que compramos em C&A e Renner da vida). Ainda fomos cantadas pelos chilenos mais saidinhos, com cada cantada uma pior que a outra. Além de nos olharem com um sorriso ao perceber que falávamos português ou quando discutíamos se já que Caca para eles é o "número 2", meleca de nariz seria Caca de Nariz, e a alto e bom som repetíamos a palavra, para graça dos que passavam e ouviam a besteira dita.

Na "Karlita", uma picada(comida boa e barata). Aquela sopa é de mariscos, o mexilhão no Brasil. E olha o refri vermelho aí de novo!


Bom, chegamos exaustas e só consegui postar hoje de manhã. Veremos o que a terça nos prepara.

Bxus especiais para o Ti! ;D

5 comentários:

  1. A comida desse lugar deve ser boa e COOOOM barata mesmo!!
    euheuehuehuehuehuehu
    que nuejo...
    que legal suas aventuirais!!
    Qndo vc voltar pro Brasil eu serei uma motorista , sarada e que speek english!
    eheheuheue
    brebare-se!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. aéé...
    que garçoneten piriguety...
    ainda eh gordinês tadinha!!!

    ResponderExcluir
  3. Marcelan, acho que vc deveria fazer uma conta no Flickr pra compartilhar mais fotos.

    Ass.: Rebeca

    ResponderExcluir
  4. E aí já descobriu de que é feito esse refri vermelho?????
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Vou ser garçonete desse bar tb, não tem ki ser magra :D

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Quer mais dicas para conhecer o Chile? Eri un chileno y te ha gustado - o no lo - que escribí? Deixe sua opnião!