domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bienvenidas

Oi, galera! Para evitar de repetir mil vezes as novidades e experiências que estou tendo aqui no Chile, resolvi fazer este blog. Espero que curtam!

Então vamos lá. Saí ontem do Aeroporto de Confins às 15hs e com o coração saindo pela boca. Coisa de marinheiro de primeira viagem. Antes de entrar no tão temido avião, confabulei que assim que o avião decolasse, eu desmaiaria e consegui até visualizar a cena da aeromoça ignorando meu desfalecimento, imaginando que eu estivesse dormindo... Mas foi ótimo! Adorei andar... A primeira hora, né? Por que depois parei no Aeroporto de Guarulhos por 4 horas e o que salvou foi ver minha amiga Luana, que mora na cidade. Já de saco cheio e doida para chegar, ainda paramos em Buenos Aires e nada de pisar em solo Portenho. Duas horas dentro do avião lotado! Crianças impacientes, brasileiros ansiosos pela chegada e chilenos e argentinos com cara de "droga! mais extrangeiros para roubar nossos empregos"!

Após cerca de 12 horas viajando, cheguei em Santiago. Estava tão cansada que a euforia de ter chegado ao destino tão esperado foi substituída por um mau humor que só fez com que os caras do meu traslado rissem de mim.
"Cheguei ao prédio da mulher em que iria ficar na primeira semana, até que encontrasse algo fixo. Mas um imprevisto mudou meus planos: A moça não atendia ao interfone... "
Ruas vazias e o centro histórico? Igualzinho ao de todos países colonizados por espanhóis e portugueses... Cheguei ao prédio da mulher em que iria ficar na primeira semana, até que encontrasse algo fixo. Mas um imprevisto mudou meus planos: A moça não atendia ao interfone... Pensei que pudesse estar dormindo ou carreteando, o que quer dizer "ir para balada". Aguardei 3 horas e nada. Para "melhorar" as coisas, meu chip da TIM não tem sinal aqui e não pude ligar nem para e pior, não pude avisar minha mãe que estava viva (não necessariamente bem, né?). Quis chorar e pensei em voltar imediatamente para o Brasil...

Mas nem tudo são sombras, gente! O porteiro, que deve ter cerca de 20 anos, conversou comigo esse tempo todo, me deu água, pão com presunto ao escutar meu "estongo" roncando e me contou "só" a sua vida inteira. Foi emocionante a boa vontade dele e muito legal poder praticar o espanhol já de cara com um "flayte", como ele mesmo se intitula, e que quer dizer no bom português "favelado". Não adiantou eu pedir cem mil vezes para ele falar devagar, Héctor, dispara a contar casos enquanto eu me dividia entre o sono e o esforço para decifrar as mil gírias dele.

No final das contas, eu estava EXAUSTA e resolvi ir para um albergue que eu tinha anotado o endereço e cá estou. Ressalva: Héctor ligou para um táxi e mesmo seu horário de trabalho tendo acabado, ele esperou até que o táxi chegasse. Ain, que fofo, né?

Vim na cara de pau para este albergue, cujo dono é o Christian, um simpático e, fisicamente, típico chileno. Aqui tem brasileiros e ele fala português. Mas quando entrei só queria dormir. Entrei na net para mandar notìcia àquela que deixei chorando no aeroporto: Mãe, desculpe o susto! Mas tou viva gente!

Dormi até 16hs e depois fui andar no centro. Fui (sozinha) a um shopping de classe mèdia, nem alta, nem baixa. Grande demais! Cinco andares... O lugar tem de tudo, comprei comidas típicas, que ainda estão me esperando na geladeira e fui muito bem tratada assim que descobriam que eu era brasileira. Mas não pelo físico, já que ter um metro e meio aqui é super normal, tá? Hunf! Mais um motivo para eu me sentir em casa.


Tem muita coisa para contar, mas conto depois. Vou deixar vocês com a foto da minha primeira refeição em solo santiaguino. Não me perguntem de que é feito esse refri rosa, porque nem a atendente soube me falar! Hahaha!

Bxus especial para pai, mãe, Bibi e Rick.

13 comentários:

  1. Amei a idéia do blog.... E acho que vc está se saindo super bem.... Apesar de considerar os fatos mero percalço... o q significa, em outras palavras, que acho q ainda vai passar perrengues maiores..... Mas vc é muuuuito forte. Bjo, saudades, boa sorte!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Refri rosa pra mim é Guaraná Jesus... hihihih
    mas Marcela do céu, fiquei nervosa por vc!!! Coitada!!! mas agora relaxa que tenho certeza q vc vai arranjar um bom lugar pra ficar... Respira fundo q vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  3. concordo com a Renata! refrigerante rosa pra mim é Guaraná Jesus! do Maranhão.. diretamente para o Chile! hahaha. que bom que tá tudo bem, nega. fico feliz! tô torcendo aqui. seja serena, caminhe em paz.. e volte com todas as coisas boas na bagagem. muita experiência nova e aprendizagem! =)

    ResponderExcluir
  4. AI QUE LEGAL O PORTEIRO!!! AMEI TUDO!!! Vc tá indo super bem, hihihihi! Isso no prato são tomates gigantes?!

    Beigos, boa sorte! Comentarei em todos!

    ResponderExcluir
  5. Agora sim descobri como comentar.Eu achei o prato parecendo feijão preto, couve e bife de frango, pelo menos senti foi este sabor.
    Aproveite mt seu tempo.Não se esqueça ¨seus olhos,serão meus lhos, e teus pés caminharão nestas terras por mim¨.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  6. Isso é arroz, frango empanado com recheio de queijo e presunto e uma acelga com tipo um molho branco. A salada é de pepino, alface e tomate mesmo!

    ResponderExcluir
  7. aiaiai será que vou gostar da ocmida chilena? espero que sim! hauhauahuahuhau

    ResponderExcluir
  8. Nem tou acreditando que está se saindo tão bem. Claro que sei que vc é forte, sabida, inteligente e mais um tantão de coisas. Mas vc é minininha... Vamos contar muitas coisas aqui. Cheguei das minhas férias de 4 semans, hoje. O carnaval em Rio Preto Foi bom como sempre o sol quentíssimo e o rio uma délícia. Agora novidade mesmo é o Raul nadando igual peixinho (boi, é claro)e interpretando com perfeição o hino do carnaval, Heboleichon, chon, chon. Heboleichon.

    ResponderExcluir
  9. Marcela te desejo tudo de bom muita sorte e curiosisade pra descobrir as coisas e conhecer pessoas interessantes. te adoro. voce vai vencer. beijao. Tiago César

    ResponderExcluir
  10. bueno y para cuando el salto del atlantico?? para cuando el viaje a españa????

    ResponderExcluir
  11. Refrigerante rosa pra mim é Guaraná Jesus! [3]
    E como eu disse, já tá passando aperto? Ótimo, vai crescer dimais (e mais ainda) na vida ;)
    Mas só na vida né, infelizmente, pela sua idade vc não cresce em altura mais não xP
    Boa sorteeeee!!

    ResponderExcluir
  12. Fale sobre o TERREMOTO!,onde vc estava,ce ouviu,sentiu etc.Bjs(pai)

    ResponderExcluir
  13. negritaaaaaaa!
    amei seu bloguemmmm..hahahhaha vou le-lo everyday!
    aproveita mto aii amigaaa..to cm saudades..tira mtas fotos ta??
    te amoooo
    bjaoooo

    laurethhhh

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Quer mais dicas para conhecer o Chile? Eri un chileno y te ha gustado - o no lo - que escribí? Deixe sua opnião!