domingo, 27 de fevereiro de 2011

Um ano depois: terremotos constroem o Chile

Hoje faz 1 ano do terremoto que assolou o Chile. Na época, muito estrangeiro voltou ao país de origem e outros cancelaram suas viagens ao Chile. Mas quais os reais riscos de um novo tremor?

Oi, gente. Tudo bem? Mesmo tendo passado tanto tempo, ainda é difícil falar sobre o que aconteceu. Ainda assim, tenho muito orgulho de ter participado da história de mi Chilito!

Um novo terremoto?

Sim. Um dia vai acontecer. Ano passado não foi a primeira e nem a última vez que a terra treme no Chile. O país está em cima da placa tectônica Sul-Americana e do ladinho fica a placa Nazca. Quando elas se chocam causam os tremores e foi assim que, um dia, originou-se a Cordilheira dos Andes.


A Cordilheira dos Andes em julho: o principal cartão-postal do país se originou de choques entre placas tectônicas.

Durante toda essa semana o medo de um novo terremoto, pairava no ar. Mas é pura tensão por estar completando um ano do "27 de febrero".  Eu conversei com a namorada de um amigo chileno, Fernanda Restelli, ela é de Concepción, região onde o terremoto foi mais forte. Fernanda me disse que não teme os tremores, pois eles são constantes. Comove-se mesmo é com o descaso das autoridades para a reconstrução das áreas danificadas e auxílio às famílias atingidas. Ela acredita que como não houve nada grave em Santiago, as autoridades não dão muita importância às outras regiões que foram atingidas.

Na época, dois grupos chilenos se reuniram para gravar a música que virou o Hino do Terremoto. A mensagem passada é de força ao país e ela se escutava em toda a parte. Para quem não conhece, ouça abaixo:



Mas o fato é que a cada catástrofe, o Chile fica mais preparado para esses tremores. E ninguém deve deixar de visitar o país por conta disso. Acredito que o maior risco está em ir e não querer sair mais. ;D

Abaixo, a canção feita especialmente para animar os chilenos naquela época. Ela rapidinho virou o hino de força das pessoas e todo mundo a cantava bastante pelos grupos de reggaeton Croni-K e Chocolate Blanco 


Para quem deseja saber mais sobre os terremotos que construíram a história do Chile, vão gostar deste site: "Ingeniería para todos" .

Até semana que vem! 

Um comentário:

  1. Siempre es bueno leer tus notas Marcela, y créeme que aquí en Chile este día se recuerda con mucha tristeza. El tema se ha tocado con mucho dolor, tanto en las radios, televisión y en los medios públicos. Aun no se terminan los trabajos de ayuda para la gente que perdió todo en el terremoto. Las viviendas aun no son reparadas y las otras aun no han sido construidas.
    Pero pese a eso, Chile sigue triunfante, después de un año de muchas pruebas.

    Lo que si, aquellos jóvenes que se atrevieron, e hicieron su intercambio de igual forma. Pueden decir que vivieron una de las experiencias más lindas y gratas de sus vidas. Hicieron grandes amigos, y conocieron un país de gran belleza.

    Saludos linda!

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Quer mais dicas para conhecer o Chile? Eri un chileno y te ha gustado - o no lo - que escribí? Deixe sua opnião!