domingo, 1 de maio de 2011

La palta - Comiendo a la chilena - Parte 1

Os pratos chilenos são do tipo “Parece, mas não é ”. Entre paltas y marraquetas, eu comento, hoje, um pouco da surpreendente cozinha chilena, começando pelo café-da-manhã.

Não julgue nada pela aparência. Essa é a premissa para quem deseja provar a comida chilena sem medo de ser feliz. Sem muitas variadas com a culinária brasileira, em uma semana você pode conhecer todos os pratos típicos do Chile. Então, não vamos perder tempo.

Palta


Antes de falar sobre os pratos típicos do Chile, é preciso saber o que é a palta. No Brasil, nós a conhecemos como abacate e a comemos como fruta, com açúcar ou como vitamina. Mas no Chile, a palta é o que chamamos de abacate é considerada verdura e pode ser encontrado em todas as refeições. Portanto, acostume-se e não estranhe quando vir palta no pão, na salada, na pizza, no sushi e até mesmo no Mc Donald’s. Mas na se assuste, no fim das contas, a gente acaba se adaptando.




Desayuno

O dia no Chile começa com um belo pão com manteiga, patê, mermelada (geleia), ovo frito ou claro, com palta. Até que existe o presunto e queijo, mas são bem carinhos. A hallulla e a marraqueta (pan batido, pan francés) são os pães mais comuns. No país, não existe a padaria do jeito que a conhecemos. Para comprar seu café da manhã, só em mercearias ou em supermercados. Em Santiago, o mais parecido à padaria brasileira é a rede Castaño, presente em qualquer esquina ou metrô da cidade. Para beber, vale um café ou leite com chocolate em pó. No inverno, é normal tomar uma agüita, que é como eles chamam o chá (té, no espanhol normal).



Outra coisa comum no café-da-manhã é o queque, que nada mais é do que o nosso bolo. E atenção! O outro nome para bolo em espanhol é pastel. Então, se vir uma Pastelería, já sabe ;D . Já para bolos de festa, o nome é torta. 

Em geral, os hostales e hotéis oferecem o desayuno. Mas caso queira comer fora, uma dica é a franquia Fontarella. A padaria se encontra em diversas partes da cidade. Por via das dúvidas, deixo alguns endereços abaixo:

Casa Matriz: Rua Santa Elisa, 210, La Cisterna.
San Pablo: Rua Almirante Barroso, 810 – 814. Tel: 7842368
Santa Lucía (Centro): Rua San Antonio, 242. Tel: 7842382

A marraqueta e a palta vivem juntos.

E para quem não sabe, a rede norte-americana Starbucks está presente em Santiago. Lá você pode tomar capuccinos, cafés, usar seu notebook e se sentir como em um filme de Hollywood. ;D

No próximo post: o almoço no Chile e onde saborear os pratos típicos da mesa chilena.

Até!

3 comentários:

  1. Estamos ansiosos para a chegada da nossa partida à Santiago e Púcon, mas quando penso em la palta!

    ResponderExcluir
  2. Ola´...

    Amei teu blog,as dicas são otimas!!
    Gosto de me informar sobre esses detalhes de um país, comes e bebes, etcetetc pelo costume e as maravilhas do "parece mas não é"...
    Obrigada por compartilhar... e estou aguardando o próximo post...
    Se quiser e puder me visitar lá no meu blog, ficarei feliz e honrada com tua visitinha,caso queira seguir vou gostar muito.
    Muita Luz e Paz pra ti!
    Abraços
    lecyns - www.tudomudacomafeto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. La palta con pan es lo mejor que hay!!, y si le agregas tomate, mayonesa, ketchup..uyyy, delicia!! ajajaj.

    Yo soy chilena y actualmente vivo en Maringá. Si hay algun chileno por estos lugares, me encantaría conocerlo. Mi mail: danividalita@hotmail.com

    :D

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Quer mais dicas para conhecer o Chile? Eri un chileno y te ha gustado - o no lo - que escribí? Deixe sua opnião!