quinta-feira, 11 de março de 2010

Piñera e réplicas

Ai, meu Deus. Ainda não me acostumei com as réplicas e a de agora a pouco foi forte. Enquanto isso, no Congreso de Valparaíso, Piñera, o novo presidente, assume o cargo.

Olá, tudo bem, gente? Ah, pois comigo está tudo normal. Um tremorzinho aqui, outro acolá. Brincadeiras a parte, hoje, ou melhor, há alguns minutos (12h20min) houve mais uma réplica sentida aqui em Santiago. Desde o terremoto no dia 27 de fevereiro, esta foi a mais forte: não menos que 6 graus na escala Richter. Na hora do tremor, que  senti durar cerca de 30 segundos, eu estava (e ainda estou) na biblioteca da minha universidade, na parte alta de Santiago. Na mesma hora todos os alunos que estudavam aqui dentro se assustaram e se levantaram. Um sinal de alarme foi disparado e nos instruíram a evacuar o prédio.Toda a universidade ficou fora dos prédios do campus e apesar da confusão, não houve pânico e em cerca de 10 minutos liberaram a entrada novamente. Ainda assim, muitos alunos foram embora e outros mais ainda esperam uma réplica lá fora. Desse jeito é impossível dar certeza de que não se repetirão as réplicas, só esperando mesmo.

Santiago vista da minha universidade. A faixa escura no céu reafirma que a cidade é uma das mais poluídas do mundo.

Os alunos da universidade após o terremoto: todos apreensivos para saber de quantos graus foi o tremor e à espera de uma réplica.

Toda essa confusão parece ter antecipado a posse do novo presidente chileno: o multimilionário de direita, Sebastián Piñera. Logo que a ditadura militar de Pinochet chegou ao fim, em 1990, é a primeira vez que assume o governo um candidato da oposição. Deixa o cargo, a popular Michelle Bachelet, que se despede com mais de 80% de aprovação. Filha de general e militante na Ditadura de Pinochet, Bachelete foi perseguida e exilada na Alemanha. Ao regressar, manteve seus ideais socialistas que renovados e pouco radicais, cativaram todo o Chile, um país temeroso de uma nova ditadura, entretanto relutante de ver no poder comunistas.

Eu no lugar onde passarei a maior parte do dia: UANDES.

Quanto a mim, vou estudar algumas disciplinas na faculdade de jornalismo,  relacionadas à América Latina, talvez algo com televisão, além do espanhol. Como estou matriculada em diferentes periodos da carreira, soube hoje que algumas aulas só começam em Abril. Que bom! Pena para mim que acordei cedo (e atrasada, claro) e vim "correndo" para a universidade ¬¬...
Coni, minha madrinha querida, Austin, dos EUA, Verônica, compatriota e Gustavo, também chileno.

Diferentes mas com algo em comum: estrangeiros da Universidad de Los Andes.

Bxus!

6 comentários:

  1. oin...nm tnho nd pra flar...soh pra vc saber q vim aqui!
    euheuehu
    bjs

    ResponderExcluir
  2. A cada noticiário sobre estas replicas, meu coração estremece.
    Mas sei que Deus está contigo a te protejer.
    Se cuida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Corto o prego em mar rsrsrs cuidado ae bjao

    ResponderExcluir
  4. sim.. Deus está a te proteger.

    quanta poluição, não? com uma vista tão bela..

    te cuida morocha! besos!

    ResponderExcluir
  5. Diferentes,lindos, é um reencontro de povos.Que Deus Seja Louvado.
    Não somos brancos, negros, amarelos ou vermelhos.
    Não somos nem terrestres.
    Somos sim Luzes criadas por Deus,"deixem brilhar
    vossas Luzes"
    Parabéns estrangeiros da Universidade de Los Andes.
    Beijos carinhosos e afetuosos.

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Quer mais dicas para conhecer o Chile? Eri un chileno y te ha gustado - o no lo - que escribí? Deixe sua opnião!