terça-feira, 16 de março de 2010

Carretes

No Brasil nós temos o Carnaval no começo do ano. Aqui, tem festa todo dia: são os chamados "carretes".

¿Hola, como están? Eu estou "a full", como muitos dizem por aqui, ou seja, a mil por hora. Aqui tenho tanta coisa para fazer que não tenho tempo nem para pensar. Fui à universidade estes dias, mas a verdade é que o que mais fiz desde quinta foi ir a "carretes", que significa festas aqui no Chile. Eita povo que gosta de carretear! Eles até saem para boates, pub's e casas noturnas em geral, mas o forte aqui é festa em casa e "asados", que são churrascos mesmos.
"Quando cheguei ao local, a corrida ficou em dois mil pesos (sete reais) e entreguei minha nota achando que era a de dez mil pesos. O cara ficou me olhando esperando o resto do dinheiro... E só então me dei conta que confundi as notas e não tinha mais nada! Pedi mil desculpas, mas ele ficou muito bravo e saí rapidinho do carro. Fiquei muito sem graça."
Talvez pelo frio, não que isso seja científico, mas os chilenos em geral são bem reservados e demoram para confiar nas pessoas. Ainda pelo mesmo motivo infundado, aqui eles fumam muito e também bebem bastante! E tudo com teor alcoólico altíssimo: Piscos, tequilas, vodka, cerveja... Tudo em grande quantidade! Claro que há exceções, mas são poucos os que não entram "na onda". Com essa brincadeira toda, e ainda juntando a diferença sazonal da temperatura (ou seja, enquanto tem sol o calor é grande, assim que ele se esconde o frio é bravo) tem que se cuidar para não se resfriar ou adoecer: sim, o meu caso. Já estou diminuindo meu ritmo e espero não ter problemas de saúde por aqui.

Eu, sozinha em um dos bares da avenida Manuel Montt, aqui em Providência.

Além disso, conto que tenho dado meus foras, por aqui, para variar. Quinta passada eu queria sair à noite para encontrar os outros alunos estrangeiros, numa rua não muito longe. Tomei um café para me animar e acho que exagerei na dose: fiquei elétrica. Na pressa, resolvi ir de táxi e o motorista me disse já ter morado em Belo Horizonte e foi bem simpático. Quando cheguei ao local, a corrida ficou em dois mil pesos (sete reais) e entreguei minha nota achando que era a de dez mil pesos. O cara ficou me olhando esperando o resto do dinheiro... E só então me dei conta que confundi as notas e não tinha mais nada! Pedi mil desculpas, mas ele ficou muito bravo e saí rapidinho do carro. Fiquei muito sem graça. Não bastando, eu não encontrei ninguém na tal rua dos bares e não podia ligar para eles porque não tinha crédito (e nem dinheiro). Os caixas rápidos não me deixavam sacar dinheiro, então voltei desolada e a sorte é que sempre ando com meu cartão do metrô. Chegando na estação próxima à minha casa, eu fui andando e reparando nos mil bares que há ao longo dos mil metros que tenho que caminhar até minha casa. A avenida é a Manuel Montt, bem conhecida por aqui. Então resolvi entrar em um bar sozinha e ficar por lá, curtindo olhar as pessoas de um outra cultura! Sim, quase uma antropóloga infiltrada no nicho alheio.

Mexicanos, chilenos e brasileiros no que era para ser uma festinha no abergue. Hehehe!

Na sexta, fomos Marília e eu, até o nosso antigo lar matar a saudades do pessoal de lá. Convidei um amigo que fiz aqui, mas que é de BH também, e ele por sua vez chamou vários amigos chilenos e mexicanos! Era para ser uma coisa à toa, mas foi bem divertido afinal. Até dormimos por lá mesmo. Acordei morta e, confesso, ainda um pouco "mareada" e não sei como conseguimos, mas às 15 horas estávamos em casa, enfim.
 
Estava muito cansada, mas os estrangeiros (quando digo isso, me refiro aos alunos estrangeiros da universidade) me chamaram para uma festa no apartamento das mexicanas. Não pude recusar. Cheguei lá meio moribunda, mas fui me animando e terminei a noite dançando salsa, merengue e todas outras danças que existem na América Latina! Hahaha! 

Todos os intercambistas na casa das mexicanas!

E a festa continuou no apartamento do Chafla, ecuatoriano à esquerda de branco e meu professor de ritmos latinos, em geral. Hehehe.
 
O resultado foi um domingo de "caña", como eles chamam a ressaca por aqui. Passei muito mal, mas tudo tem suas conseuqências, não é mesmo Aí fica parecendo que sou daquelas que só porque estão de intercâmbio, acham que podem fazer de tudo!
 
Haha! Mesmo passando tantos apertos e tudo mais, eu estou amando esta viagem! Recomendo!
 
Boa noite e até a próxima.

4 comentários:

  1. huahuahuahua mas ki manota a parada do taxi! Ri dimais..
    Quero ir prai, party everyday, pa pa pa party every day, literalmente!

    ResponderExcluir
  2. uhh! que badalada! ahaihaiua.
    tá linda nas fotas =)

    ResponderExcluir
  3. Aproveite com moderação.
    Que povo bonito.BXS

    ResponderExcluir
  4. Ai fica esperta pra continuar se dando bem. aprenda bastante,saudades.

    ResponderExcluir

Gostou do Blog? Quer mais dicas para conhecer o Chile? Eri un chileno y te ha gustado - o no lo - que escribí? Deixe sua opnião!